quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Pateticamente Estapafúrdio

Fui obrigado a assistir uma aberração de filme em um de meus preciosos dias que se passaram. Chamava-se O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.

O filme é acentuadamente romântico/meloso, o que faz as mulheres, principalmente, se afixionarem por ele. Entretanto, de acordo com meu aprofundamento, percebi que o real motivo dessa adoração é porque a Amelie assim como a maioria das mulheres é sonhadora, contudo se esconde no universo dela, não deixando com que o resto do mundo alcance-a. E na sequência final do filme, Poulain libera-se de toda a amarra que a prendia e faz o que as mulheres que a assistem não faz. Tornando-se assim o filme favorito de muitas mulheres.

Pateticamente Estapafúrdio.

17 comentários:

Pedro disse...

Dulcinéia
(ventoonde.blogspot.com):

S'il vous plaît se taire Dom.

Michele Matos disse...

Nossa Dom,
é bom que eu nunca te encontre por aí.

Neto Verneque disse...

estapafúrdio, mas legalzinho, daria uma boa sessão da tarde

Tatiana Lazzarotto disse...

Faço coro com Michele Matos. Você não sabe do que duas mulheres que se derretem pela história de Amelie são capazes de fazer!

Unknown disse...

Na verdade não gostei do filme por ter me identificado com a Amelie, ou algo do gênero. Na verdade, o que senti qundo assisti pela primeira foi que era o um dos filmes mais visualmente impactantes que já vi. A impressão continua, acho a montagem, a fotografia, a trilha sonora lindíssimas... enfim, é um filme que vai muito além do enredo.

Paula de Assis Fernandes disse...

o que 3 mulheres que são apaixonadas pela história da Amelie são capazes de fazer!
:P
De qualquer forma, gosto dos estratagemas dela. Não porque me isole no meu mundo ou coisa assim, mas justamente porque resolvo as coisas de maneira muito mais simples e muito menos poética. é o que falta à vida, às vezes... poesia!
:P
de qualquer forma, que seria do azul se todos gostassem do rosa?
=)

Cáh. disse...

Nossa Dom...
Andei lendo Dom Casmurro e lembrei de você..huehuah..não que eu veja alguma alusão..muito pelo contrário.
E sobre o filme:
Eu nunca assisti particularmente, mas todas as mulheres realmente gostam de filmes romanticos e melosos por que talvez o destino delas não seja tão romantico ou tão meloso.
Mas, como diria Machado de Assis:
É a suma das sumas.

Tenha um maravilhoso final de semana cheio de filmes melosos e romanticos!
hauhauahuh!!

Graci disse...

Continue assim e vc apanha de todas as mulheres, nobre fidalgo.
E não adiantarão elogios á bela Dulcinéia, nem a nenhuma outra, rsrs... Falando mal da Amélie, vc ofende a todas (me sinto ofendida), rsrs...

Michele Matos disse...

Não!! Esse não é o Dom Quixote!
Esse é o Dom...o Dom Quixote nunca faria isso.
E quanto a pessoas que conhecem Amelie...Tá aí né...

Pedro disse...

Dom Quixote
(ventoonde.blogspot.com):

Obrigado por defeder-me Michele Matos. Não fui eu quem escrevi não eu gostei do filme e jamais criticaria algo assim. Eu gosto dos pequenos detalhes do filme. E do anão viajante..rs

Unknown disse...

Será q vc sabe fazer um analise estética semiótica sobre o filme tbm??
ou sabe apenas criticar o conteúdo supérfluo, que é trabalhado para o público "leigo" ter ao mínimo uma pequena compreensão de td q o filme pretende transmitir?

bobão
=P

Camila Rufine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Rufine disse...

Viu só a polêmica que você gerou?
Hehehe.
Não querendo ser puxa-saco, mas já sendo... concordo com a P.
A fotografia do filme é foda e é por isso que eu adorei o filme da Amelie, sou apaixonada por todas as películas do Tim Burton e tenho uma grande queda pela série Pushing Daisies.
Já que falar sobre amor é piegas, é bom agradar aos olhos. Afinal, se os olhos vêm e gostam, o coração sente a mesma coisa. Pelo menos é assim que diz o velho dito popular.

CamilaRufine

Pedro disse...

Dom
(ventoonde.blogspot.com):

Quem faz publicidade e progaganda sabe do que estou falando quando refiro-me à semiótica, argumentando sobre a razoável significação das ações dos personagens, a fotografia e também a forma como as cores se misturam no filme na medida em que os fatos ocorrem.
Segue abaixo uma lista com 10 filmes franceses melhores que A.P. na minha opnião, assista e depois discutimos a respeito.

O Boulevard do Crime (o melhor)
A Regra do Jogo
A Paixão de Joana D'Arc
Acossado
A Grande Testemunha
O Atalante
Uma Mulher para Dois
A Grande Ilusão
O Desprezo
Os Incompreendidos

Pedro disse...

Dom
(ventoonde.blogspot.com):

Eu admiraria mais Tim Burton se ele não chamasse sempre o Johnny Depp para seus longas. Mas suas películas são fantásticas. E quanto a Pushing Daisies eu não conheço.

Michele Matos disse...

O Dom é foda!

Unknown disse...

Gosto de cinema francês. E alguns da sua lista estão entre os top, na minha opinião.
Mas acho que A.P. tem seu mérito por ser belo, uma espécie de poesia visual. E partilho da opinião do meu amado Leminski:
“A poesia é o inutensílio. A única razão de ser da poesia é que ela faz parte daquelas coisas inúteis da vida que não precisam de justificativa. Porque elas são a própria razão de ser da vida. Querer que a poesia tenha um porquê, querer que a poesia esteja a serviço de alguma coisa é a mesma coisa que querer que o orgasmo tenha um porquê, que a amizade e o afeto tenham um porquê. A poesia faz parte daquelas coisas que não precisam de um porquê.”

Postar um comentário

Fale o que tiveres vontade, sem importar-se com razão ou coração. Apenas se expresse.